
Uma bela tarde, um amigo que o visitava - e que se compadecia de sua situação difícil - comentou: "É realmente muito estranho que, justamente depois que você resolveu se tornar um homem temente a Deus, sua vida começou a piorar. Eu não desejo enfraquecer sua fé, mas, apesar de toda sua crença no mundo espiritual, nada tem melhorado".
O ferreiro não respondeu imediatamente. Ele já havia pensado nisso muitas vezes, sem entender o que acontecia em sua vida.
Eis o que disse o ferreiro: "Eu recebo nesta oficina o aço ainda não trabalhado e preciso transformá-lo em espada. Você sabe como é feito? Primeiro, eu aqueço a chapa de aço num calor infernal, até que ela fique vermelha. Em seguida, sem qualquer piedade, eu pego o martelo mais pesado e aplico vários golpes até que a peça adquira a forma desejada. Logo ela é mergulhada num balde de água fria, e a oficina inteira se enche com o barulho do vapor, enquanto a peça estala e grita por causa da súbita mudança de temperatura. Tenho que repetir esse processo até conseguir a espada perfeita: uma vez apenas não é suficiente".
O ferreiro deu uma longa pausa e continuou: "Às vezes, o aço chega até minhas mãos e não consegue agüentar esse tratamento. O calor, as marteladas e a água fria termina por enchê-lo de rachaduras. E eu sei que jamais se transformará numa boa lâmina de espada. Então, eu simplesmente o coloco no monte de ferro-velho que você viu na entrada de minha ferraria".
Mais uma pausa e o ferreiro concluiu: "Sei que Deus está me colocando no fogo das aflições. Tenho aceito as marteladas que a vida me dá, e às vezes sinto-me tão frio e insensível como a água que faz sofrer o aço. Mas a única coisa que peço é: "Meu Deus, não desista até que eu consiga tomar a forma que o Senhor espera de mim. Tente da maneira que achar melhor, pelo tempo que quiser, mas jamais me coloque no monte de ferro-velho das almas".
Autor: Lynell Waterman
Reflexão
Muitos de nós enfrentamos determinadas situações que achamos impossíveis de serem superadas. Mas de uma coisa temos de ter certeza: Deus dá a cada um o peso que podemos suportar, nunca mais que isso.
Diante de qualquer problema ou situação adversa, a primeira coisa que muitos de nós fazem é reclamar. Por que isso aconteceu comigo? O que eu fiz para merecer isso? Parece que eu joguei pedra na cruz! Deus parece que se esqueceu de mim! – São coisas desse tipo que saímos dizendo aos quatro ventos.
É importante observarmos que grande parte das coisas que temos de enfrentar é conseqüência de nossos próprios atos no passado, seja de caminhos mal traçados, de práticas não-saudáveis, de relações que não soubemos cultivar, de palavras ditas sem necessidade ou de decisões tomadas erroneamente. Porém, outras coisas vêm sem que possamos controlar, sem que possamos prever, e é nesses casos onde temos de aprender a pedir sabedoria e forças a Deus, antes de maldizer e reclamar.
Ninguém quer sofrer, assim como ninguém quer passar provações que façam aflorar o medo, a dor, a raiva, a infelicidade, mas essas são coisas que acontecem não só com você e não só comigo, mas com todos que tem vida dentro de si. A diferença é que alguns conseguem superar, outras não. Isso se dá muitas vezes na diferença de como enfrentamos as coisas, pois sempre podemos escolher entre fazer papel de fraco ou de filhos de Deus dotados de sentimento, força, luz e coragem.
Diante das dificuldades lembre-se que diante de cada erro e de cada situação adversa temos sempre lições que levaremos para toda uma vida, nos fazendo repensar cada novo passo que daremos, nos fazendo lembrar que não podemos errar novamente nas mesmas coisas.
Se nos compararmos ao aço como em nossa história, tenho certeza que nenhum de nós quer ser jogado no monte de ferro-velho e para isso é preciso ação, é preciso coragem, é preciso fé. Se você ainda não tem esses elementos, busque. Vá de encontro a eles. Entregue-se nas mãos do Pai, mas faça também a sua parte.HFGM
descobri por acaso que essa história é uma adaptação bíblica
ResponderExcluironde Jeremias é enviado a casa de um ferreiro. Eclesiástico
A única coisa que jamais me colocaria nessa história é ser jogado no ferro velho. Pois,jamais deixei de acreditar, que por mais que eu sofra as ações da temperatura do calor e o resfriamento na água,em ser um bom aço pra Deus. Porque a minha força não está no peso da espada e sim na resistência dela. 😊👊
ResponderExcluir